Acesso à Informação / Cidadania / Conteúdo de Apoio / Notícias / Terceira Idade na Mídia

3º Seminário Internacional Sesc/RS de Envelhecimento

Do Portal do Envelhecimento*

Evento que acontece em Canoas/RS, nos dias 27 e 28 de agosto, em paralelo à 4ª Jornada de Educação e Envelhecimento UFRGS está com inscrições, gratuitas, abertas.

“A sociedade como um espaço de envelhecimento e inclusão social” é o tema do 3º Seminário Internacional Sesc/RS de Envelhecimento, que acontece nos dias 27 e 28 de agosto, em Canoas, Rio Grande do Sul. A edição, que está com inscrições abertas, conta com a participação de pesquisadores destacados nacional e internacionalmente na área da saúde e bem-estar voltados aos idosos. Interessados em acompanhar o evento podem se inscrever gratuitamente pelo site www.sesc-rs.com.br/seminariodeenvelhecimento. Para apresentações de trabalhos, os mesmos devem ser encaminhados à avaliação até 05 de agosto para o e-mail seminariosenvelhecimento@sesc-rs.com.br, dentro das temáticas propostas: Sociedade, Envelhecimento e Inclusão Social.

Entre os destaques da programação está a palestra “Gerontologia Ambiental”, ministrada por Frank Oswald, da Universidade de Frankfurt (Alemanha). O professor é chefe do Departamento de Ciência do Envelhecimento Interdisciplinar do Departamento de Ciências da Educação da Universidade Goethe de Frankfurt am Main e Porta-voz do Fórum de Frankfurt para Pesquisa do Envelhecimento Interdisciplinar (FFIA). O encontro está previsto para o dia 28/08, a partir das 9h10. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (51) 3464-6909, no site www.sesc-rs.com.br/canoas e na página www.facebook.com/sesccanoas.

Além do Seminário, paralelamente, acontece a 4ª Jornada de Educação e Envelhecimento da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). O Seminário é uma realização do Sistema Fecomércio-Sesc/RS em parceria com o Centro de Estudos Europeus e Alemães (UFRGS/PUCRS) e apoio do Conselho Estadual da Pessoa Idosa do RS, Sistema Fecomércio-RS/Senac e Prefeitura Municipal de Canoas, e recursos do FUNEPI (Fundo Estadual da Pessoa Idosa).

Regulamento para inscrição de trabalhos

Pôster: Pode ser resultado de pesquisa, trabalho de extensão ou relato de experiência. Os trabalhos devem ter uma vinculação com o campo do Envelhecimento. Para a submissão, deve-se encaminhar um resumo com no máximo 300 palavras, com título, autor(es), vinculação institucional e palavras-chave.

Exposição oral: Trabalhos nesta categoria devem ser resultados de pesquisas ou trabalhos práticos com resultados. Os trabalhos a serem apresentados oralmente devem ter relação com o campo do Envelhecimento, a partir das seguintes áreas temáticas: Sociedade, Envelhecimento e Inclusão Social.

Para submeter o trabalho, deve-se encaminhar um resumo expandido contendo título, autores com vinculação institucional, resumo, palavras-chave, introdução, metodologia, resultados, discussão, conclusão e referências. O resumo expandido deverá ocupar no mínimo três, e no máximo cinco laudas, incluindo: texto, tabelas, gráficos, ilustrações (se for o caso) e referências. O texto deverá ser formatado em página A4 com margens de 2,5 cm e justificado. Deve ser empregada fonte Times New Roman, tamanho 12, exceto o título que deverá ser centralizado e apresentar fonte 14, em negrito. O espaçamento entre as linhas deverá ser simples. As tabelas e ilustrações devem ser acompanhadas de título e fonte. Pelo menos um dos autores deve estar inscrito no evento e somente será aceito um trabalho por participante. A seleção está a cargo de uma comissão científica da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e do Sesc/RS.

Prazo de envio: 05 de agosto de 2018. Enviar os trabalhos via e-mail para seminariosenvelhecimento@sesc-rs.com.br.

Sobre o Sesc/RS

Com sete décadas de atuação no Brasil e no Rio Grande do Sul, a Instituição pertencente ao Sistema Fecomércio-RS realiza ações em 497 cidades (100% dos municípios gaúchos), promovendo o bem-estar social de trabalhadores do comércio de bens, serviços e turismo e de toda a comunidade. O Sesc/RS oferece atividades sistemáticas em áreas como a saúde, esporte, lazer, cultura, cidadania, turismo e educação. Atualmente, a estrutura da Instituição conta com 43 Unidades Operacionais Sesc e 21 Unidades Sesc/Senac. Saiba mais em www.sesc-rs.com.br.

Serviço

3º Seminário Internacional Sesc de Envelhecimento e 4ª Jornada de Educação e Envelhecimento
27 e 28 de agosto
Canoas
Inscrições gratuitas: www.sesc-rs.com.br/seminariodeenvelhecimento.

*Publicado originalmente no Portal do Envelhecimento

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*