Acesso à Informação / Baú de Ideias / Debates / Educação Continuada / Finanças / Longevidade na Mídia

Força dos relacionamentos é chave para vida longa e feliz, diz pesquisa

O segredo da felicidade não é a ignorância, tampouco a redução das expectativas. Riqueza e fama, obsessões dos mais jovens, também não garantem nada. A chave para uma vida longa e feliz, revelam pesquisadores de Harvard, nos Estados Unidos, é a força dos relacionamentos –com o parceiro, principalmente, mas também com a família e os amigos. Atual diretor do estudo que descobriu a “fórmula mágica”, o psiquiatra Robert Waldinger se tornou uma celebridade disputada em todo o mundo. Na internet, uma palestra que ele proferiu sobre o tema já teve mais de 10 milhões de visualizações. Em entrevista concedida à Folha, por telefone, o psiquiatra afirma que os resultados foram além do esperado. “Não me surpreende saber que relações fortes não só tornam as pessoas mais felizes, mas também as tornam mais saudáveis”, diz. Com base em dados coletados durante quase oito décadas, os pesquisadores observaram que a manutenção de relacionamentos significativos é o principal fator de influência para o bem-estar e a saúde, capaz de reduzir o risco de doenças crônicas e mentais e a perda de memória. E relacionamento forte não é sinônimo de mar de rosas – as relações podem, sim, ter seus altos e baixos. “O importante é que as pessoas sintam que podem contar com o outro nos momentos difíceis”, diz Waldinger. (FONTE: Folha de São Paulo)

Legenda no vídeo

Uma boa parte dos vídeos do YouTube está em outras línguas, principalmente em inglês.

A partir de 2006 o YouTube passou a disponibilizar uma ferramenta que permite a visualização das legendas em inglês e em outras línguas e a tradução das legendas em inglês para todas as principais línguas faladas no planeta, inclusive o português, é claro!

A ferramenta só tem utilidade para os vídeos que estão legendados previamente. Mas a maioria dos vídeos postados no YouTube, principalmente os mais recentes, estão legendados.

Ao utilizar a ferramenta, você vai saber rapidamente se o vídeo está legendado ou não. Se estiver, é muito fácil traduzi-lo.

SAIBA COMO, PASSO A PASSO:

– Carregue o vídeo desejado.

– Na parte inferior do vídeo você vai encontrar a barra de ferramentas

– No lado direito da barra de ferramentas você vai ver quatro ícones.

– O primeiro ícone, da esquerda para a direita, é o ícone das legendas. Ao colocar o cursor nele aparecerá: “Legendas/CC”. Nos vídeos que não têm legenda, esse ícone não vai aparecer e a tradução não será possível.

– CLIQUE NELE. Se o vídeo estiver legendado, a legenda aparecerá imediatamente na língua original (inglês, espanhol, etc).

– Deixe o vídeo rodar com a legenda na língua original.

PARA TRADUZIR A LEGENDA:

– enquanto o vídeo roda, clique no ícone que está ao lado direito do ícone das legendas – aquele que parece uma engrenagem.

– vai abrir uma janela com cinco tópicos.

– clique no quarto: “Legendas/CC”. E vai abrir uma outra janela, também com cinco tópicos.

– clique de novo no quarto tópico: “Traduzir”. Vai aparecer uma relação com todas as principais línguas faladas no planeta. Aí é só rolar a barra ao lado e escolher a sua.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*