GT Moradia

Vila ConViver – GT repete a apresentação de alternativa revolucionária de moradia

O GTMoradia/ADunicamp, grupo composto por quatro professores e quatro professoras que pesquisou por mais de dois anos a melhor opção de moradia para pessoas com mais de 50 anos, promoverá nos dias 19 às 19h30 e 24 de maio às 14h30, no Auditório da ADunicamp, os dois últimos Encontros Iniciais com o GTMoradia/ADunicamp. Esses encontros têm o objetivo de divulgar a proposta da Vila ConViver, uma senior cohousing, voltada para professores da Unicamp já aposentados ou em vias de se aposentar. Cohousing e senior cohousing tornam as residências atuais, quer estejam em loteamentos abertos ou fechados ou em condomínios verticais, uma opção do passado.

Essas apresentações destinam-se àqueles professores que não puderam comparecer aos encontros dos dias 7 e 26 de abril. As datas e horários foram definidos para atender a conveniência dos associados. O 1º Encontro Inicial com o GTMoradia foi realizado em 7 de abril. No dia 26 foi realizada uma nova reunião para esclarecimentos de dúvidas. Mais de 160 professores, de todas as áreas da Unicamp, participaram desses encontros (saiba mais sobre os eventos anteriores acessando aqui).

Com os dois novos encontros dos dias 19 e 24, o GTMoradia encerra a fase de apresentação do projeto e inicia as etapas executivas para a implantação da Vila ConViver.

O MODELO ESCOLHIDO: OPÇÃO REVOLUCIONÁRIA
O modelo escolhido é classificado como um “projeto intencional de moradia”, no qual os próprios moradores, auxiliados por arquitetos e engenheiros, definem todos os passos de implantação do empreendimento: desde a localização do terreno, o tamanho e o projeto das residências individuais e das amplas áreas comuns. Cohousing é a mais moderna opção de moradia para quem busca fugir do isolamento social associado aos empreendimentos imobiliários existentes atualmente, que comprometem a saúde das pessoas pelo isolamento a que ficam sujeitas após a criação dos filhos e a aposentadoria. Senior cohousing é uma opção revolucionária, já testada em muitos países desenvolvidos, para as etapas de vida próximas e após a aposentadoria. Senior cohousing é um projeto de engenharia social que incorpora conhecimentos recentes das áreas de antropologia, gerontologia e arquitetura social para criar uma comunidade habitacional visando a manutenção da saúde física e mental dos seus moradores ao longo de toda a sua existência.

Vários governos e organizações ao redor do mundo têm sugerido senior cohousing, o modelo escolhido para a Vila ConViver, como opção de moradia a ser seriamente considerada não só para os adultos mais velhos saudáveis, mas também como alternativa para aqueles que eventualmente possuam limitações próprias de idades mais avançadas.

longevidade_divulgação

Acesse aqui e leia o boletim na versão PDF

2 Comments

  1. Helcio Andrade Gomes da Silva says:

    Tenho 70 anos e minha esposa 74. Sonho com algo semelhante ao projeto de vocês.
    Sou Administrador, pós graduado em Finanças e sempre atuei nas áreas comercial e posteriormente controladoria.
    Aposentado recorro a corretagem imobiliária para sobreviver.
    Se possível gostaria de ter maior detalhamento do projeto pois derrepente viabilizaria aqui para o Rio,através da formação de um grupo para tal.
    Obviamente o objetivo seria o de conquistar qualidade de vida para poder conclui-la dignamente.

  2. Élder Salim Alonso says:

    BOM DIA, SOU ARQUITETO EM BIRIGUI- SP E DOU AULAS TBÉM EM 2 INSTITUIÇÕES DE ENSINO DA REGIÃO PARA O CURSO DE ARQUITETURA. ESTOU MUITO INTERESSADO EM PODER PARTICIPAR DESTE ENCONTRO, PORÉM,NÃO SEI DA REAL POSSIBILIDADE E ABERTURA PARA PROFISSIONAIS COMO EU, QUE N ESTÃO LIGADOS À UNICAMP. GOSTARIA DE UMA RESPOSTA O MAIS RÁPIDO POSSÍVEL, POIS A RESPOSTA SENDO POSITIVA, TENTAREI ME PROGRAMAR PARA ESTAR PRESENTE AMANHÃ.
    GRATO.
    ÉLDER S. ALONSO

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*