Longevidade na Mídia / Mantenha-se informad@

Norma NBR 9050 revê condições de acessibilidade

por  Ricardo Shimosakai*

Em sua terceira edição, a norma revisada apresenta uma reorganização de seus capítulos e as diversas condições de mobilidade e de percepção do ambiente. Válido a partir do dia 11 de outubro, o documento estabelece critérios e parâmetros técnicos a serem observados quanto ao projeto, construção, instalação e adaptação de edificações, bem como do meio urbano e rural, em relação às condições de acessibilidade.

Após três anos em processo de revisão, a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) disponibilizou para consulta pública a nova norma NBR 9050, referente à acessibilidade em edificações, mobiliário, espaços e equipamentos urbanos.

Válido a partir do dia 11 de outubro, o documento estabelece critérios e parâmetros técnicos a serem observados quanto ao projeto, construção, instalação e adaptação de edificações, bem como do meio urbano e rural, em relação às condições de acessibilidade.

Em sua terceira edição, que substitui a anterior lançada em 2004, a norma revisada apresenta uma reorganização de seus capítulos e, ao longo de mais de 160 páginas, as diversas condições de mobilidade e de percepção do ambiente. Ela ainda ressalta critérios de sinalização em espaços públicos, parâmetros de ergonomia para mobiliário e equipamentos urbanos, intervenções em bens tombados pelo patrimônio histórico, entre outros pontos.

Além de considerar as pessoas com deficiência e pessoas idosas, a abordagem foi ampliada para aqueles que têm dificuldades para se locomover – como obesos, gestantes etc. –, seguindo o conceito de desenho universal, que assegura a acessibilidade para todos.

A nova norma está disponível na internet devido a uma parceria com o Ministério Público Federal – Secretaria Nacional de Promoção dos Direitos da Pessoa com Deficiência –, que permitiu a consulta por se tratar de um serviço de relevância e de caráter público. Criada em 1983, a primeira revisão da NBR 9050 foi em 1994.

Clique no link a seguir para baixar a nova ABNT NBR 9050 Aqui

(*)Ricardo Shimosakai – Escreve para o Blog Turismo Adaptado – Fazendo a Diferença na Busca pela Igualdade. Acesse Aqui

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*